Semana de Música Eletrônica de SP tem programação intensa e grátis, conheça
Pelo segundo ano consecutivo, o final de setembro será marcado por uma semana repleta de programações para celebrar o Dia Municipal da Música Eletrônica de São Paulo, data inclusa no calendário oficial da cidade pela vereadora Soninha Francine no ano de 2005 como o último domingo do mês de setembro.
Assim como no ano passado, as celebrações do Dia Municipal da Música Eletrônica de São Paulo se espalharão em eventos ao longo de uma semana completa de atividades, entre os dias 22 e 30 de setembro, afinal, estamos numa cidade que transpira música eletrônica pelos poros e apenas um dia de comemorações não faria jus ao tamanho de sua cena.
Este ano, o DMESP presta uma justíssima homenagem à Sonia Abreu, primeira DJ brasileira, falecida em agosto último, aos 67 anos. Sonia também receberá uma homenagem durante o SP na Rua – contarei todos os detalhes sobre esse evento na minha próxima coluna. Ano passado, ela estrelou, juntamente como DJs como Badsista e Cinara Martins, a festa Domingo Delas, que acontece novamente este ano. A festa deste domingo (22) conta com um time fortíssimo de DJs de diversas vertentes e gerações, de new faces como Due a veteranas da cena como Ana Flávia, Paula Chalup e Mari Rossi, contando ainda com a carioca Érica Alves. A performance ficará por conta da versátil Ferdi Gi.
A festa Domingo Delas acontece na Vitrine da Dança, no Centro Cultural Olido, que este ano concentrará boa parte dos eventos, todos gratuitos, desta semana agitada. Na segunda-feira, dia 23, às 20h, haverá a penúltima sessão da Mostra de Filmes de Música Eletrônica, com curadoria de Lufe Steffen, que levou ao Cine Olido filmes com esse temática todas as segundas-feiras do mês de setembro. Nesta segunda, o filme da vez é o documentário A Orquestra Invisível e Outros DJs Pioneiros do Brasil (2004, 80', direção Keke Toledo/Rica Mentex), exibido raras vezes em mostras.
Na terça-feira (24), a partir das 10h, acontece o Encontro dos Núcleos de Festas de Música Eletrônica e Lançamento do Movimento Festas Independentes de Cultura Alternativa – MOVFICA, também no Centro Cultural Olido. Durante o dia, o evento é fechado para participantes que se cadastraram e, entre 18h e 21h, acontece a festa de lançamento do Movimento, aberta ao público.
Desde o início de 2019, o MOVFICA se reúne na Câmara Municipal de São Paulo com o apoio da vereadora Soninha Francine, que historicamente apoia os movimentos de festas do underground, sendo autora das leis do Dia Municipal da Música Eletrônica e da obrigatoriedade do fornecimento de água potável gratuita nas casas noturnas, conhecida como Lei dos Bebedouros. A festa do MOVFICA acontece na Vitrine da Dança e terá alguns de seus integrantes se revezando na cabine: Tessuto, Camilo Rocha, Amanda Mussi, Caio T. e Gezender.
Quarta-feira (25) traz debates à Sala Olido, com temáticas que vão de artes visuais à produção executiva nas festas. Vai ser uma tarde repleta de aprendizado (veja a programação completa abaixo), que vai das 14h às 19h com algumas pausas para um café. Também na quarta, na Olido, outras duas atividades gratuitas prometem atrair gente que curte cultura eletrônica, a abertura da exposição Cyberbamos, do fotógrafo Fabio Mergulhão, na área onde futuramente será a Galeria do DJ, e a festa Trance de Rua, que acontece na Vitrine da Dança, das 18h às 21h.
Na quinta-feira vai ser dia de ver performances ao vivo na Sala Olido. A abertura da noite Live Olido fica por conta do produtor cearense Benjamim Arquelano, que traz seu show pela primeira vez a São Paulo. Arquelano foi um dos residentes de música do Porto Iracema, escola de música modelo em Fortaleza, e de lá nasceu seu primeiro (e lindo) EP, Ponto. Ele faz o show de abertura para um dos nomes mais queridos da cena eletrônica atual, L_cio, que se apresenta com a trupe de artistas visuais Sala 28.
Na sexta é dia de Batalha de DJs na Vitrine da Dança, festa que começa às 18h e termina cedo, já que vai ser bom guardar energias pro sábado, que será lotado de atrações. O dia começa com festa de drum'n'bass na Vitrine, a Forbass & Tendence, das 15h às 20h. Mais tarde, a partir das 22h, a Vitrine abrigará parte da programação do SP na Rua, com os coletivos Veneno, Apartamento 21, A Onda Errada e Roda de Sample se apresentando até as 6h.
A poucos metros dali acontece a grande festa do Dia da Música Eletrônica, com palco montado no Largo Paissandu, integrando a programação do SP na Rua. O line-up está fabuloso: Ella de Vuono, Marcio Vermelho, Andrea Gram, Mau Mau, Akin, Davis, Cashu e Tessuto com visuais de ADA
e performance de Valentina Luz. O palco será o último a encerrar as atividades do SP na Rua e vai funcionar até as oito da manhã (os outros pontos todos encerram às seis).
Dá pra imaginar que a Sonia Abreu estaria orgulhosa, ou não? Reveja a programação completa, marque no google calendar, arraste os amigos. Prestigie o rolê!
SEMANA DE MÚSICA ELETRÔNICA DE SÃO PAULO 2019
22.09 | Domingo – das 16 às 21h: Domingo Delas com as DJs Due, Ana Flavia, Dj Paula Chalup, Mari Rossi e Érica Alves. Performance Ferdi Gi.
Vitrine da Dança
Centro Cultural Olido
Av. São João, 473
Grátis
23.09 | Segunda-feira – 20h: A Orquestra Invisível e Outros DJs Pioneiros do Brasil (2004, 80', direção Keke Toledo / Rica Mentex). Exibição do documentário sobre a história dos DJs brasileiros, inspirado no livro "Todo DJ Já Sambou".
Cine Olido
Centro Cultural Olido
Av. São João, 473
Grátis
24.09 | Terça-feira – das 18h às 21h: Festa de lançamento do Movimento Festas Independentes de Cultura Alternativa – MOVFICA
Vitrine da Dança
Centro Cultural Olido
Av. São João, 473
Grátis
25.09 | Quarta-feira – das 14 às 19h: Série de debates.
14h: Visuais, iluminação e criatividade, como a imagem mudou o panorama da música eletrônica nos últimos 5 anos
Elka Andrello
VJ Spetto
Igor e Ceci (VJ Suave)
MEDIADOR VJ Alexis
15h30: Como profissionalizar a sua festa? Gente que sabe tudo de produção executiva te dá essa resposta
Marcio Black
Henrique Marciano (Mamba)
Suzana Haddad (Vampire Haus)
MEDIADORA Luzinha Noleto
17h: Um pé no after e outro na planilha. Como conciliar a vida profissional diurna com a labuta na noite?
Patricia Correa
Giu Viscardi
Fernando Moreno
MEDIADORA Claudia Assef
18h: O Fervo Também é luta, Toda festa também é um ato político
Valentina Luz
Akin (Metanol)
Gibran Teixeira Braga (a confirmar)
MEDIADOR Chico Cornejo
Sala Olido
Centro Cultural Olido
Av. São João, 473
Grátis
25.09 | Quarta-feira – das 19h30 às 22h: Abertura da Expo "Cybermanos de Fabio Mergulhao".
Galeria do DJ
Centro Cultural Olido
Av. São João, 473
Grátis
25.09 | Quarta-feira – das 18 às 21h: Trance de Rua
Vitrine da Dança
Centro Cultural Olido
Av. São João, 473
Grátis
26.09 | Quinta-feira – das 19 às 22h: Live Olido com Arquelano (Fortaleza) e L_cio com 28.room.
Sala Olido
Centro Cultural Olido
Av. São João, 473
Grátis
27.09 | Sexta-feira – das 18 às 21h: Batalha de DJs
Vitrine da Dança
Centro Cultural Olido
Av. São João, 473
Grátis
28.09 | Sábado – das 15 às 20h: Festa Forbass & Tendence
Vitrine da Dança
Centro Cultural Olido
Av. São João, 473
Grátis
28.09 | Sábado – das 22h às 06h: SP Na Rua – Na Vitrine da Dança (Centro Cultural Olido) com os coletivos Veneno, Apartamento 21, A Onda Errada e Roda de Sample.
Vitrine da Dança
Centro Cultural Olido
Av. São João, 473
Grátis
28/29.09 | Sábado – das 22 às 8h: Palco Dia da Música Eletrônica de SP no SP na Rua – Largo do Paissandu. Line-up:
Ella de Vuono
Vermelho
Andrea Gram
Mau Mau
Akin
Davis
Cashu
Tessuto
Visuais: ADA
Performer: Valentina Luz
Dia 30/09: Segunda-feira: Debate com Claudia Assef (autora do livro "Todo DJ Já Sambou"), Erika Palomino (autora do livro "Babado Forte") e Lufe Steffen (autor do livro "Tragam os Cavalos Dançantes")
Cine Olido
Centro Cultural Olido
Av. São João, 473
Grátis
Realização: Marfa – Claudia Assef & Lalai Persson
Apoio: Prefeitura de São Paulo Centro Cultural Olido Soninha Francine
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.