Topo

Histórico

Categorias

Claudia Assef

DGTL e outras festas transformam SP na meca da música eletrônica no finde

Claudia Assef

04/05/2019 11h49

Se você acompanha a vida noturna de São Paulo já percebeu que a cidade vive e respira música eletrônica como poucas capitais do mundo. Aliás, nem dá mais pra se referir a essa cultura como uma cultura da noite, porque atualmente o período não é mais o único que concentra festas e eventos – ao contrário, há todo um movimento de festas que ocupam novas faixas de "horário nobre", especialmente nas tardes de sábado e pós-almoços de domingo.

Neste fim de semana, o festival holandês DGTL, que acontece sábado (4), traz consigo um caminhão de DJs e produtores relevantes do Brasil e do mundo em seu rico line-up, mas não é só isso. Com o DGTL, vêm também outras festas, de diferentes gêneros e tamanhos, que se espalham pela cidade criando também uma massa de opções off-DGTL, coisa que é sempre bom para descentralizar um eventão e acontece sempre nas cidades que os recebe. Exemplos dos mais felizes são as festas off-Sónar, que acontecem em Barcelona no período do festival catalão, e as off-ADE, que acontecem paralelamente aos eventos do Amsterdam Dance Event.

FESTIVAL MAIS SUSTENTÁVEL DO MUNDO 

Em sua terceira edição em São Paulo, o DGTL retorna carregando embaixo do braço dois prêmios de sustentabilidade, recém-conquistados durante Greens Events & Innovations Conference, em Londres, o The International Greener Festival Award e o AGF Greener Transport Award. No início do ano, o DGTL ganhou também  o prêmio Outstanding Award no A Greener Festival Awards e o Green Operations Award, dentro do European Festival Awards. O festival holandês ficou em primeiro lugar entre 40 festivais do mundo como festival mais sustentável do mundo. Parabéns!

Além de ser sustentável, o line-up é digno de premiação. Para esta edição em São Paulo, foi convidado um time de bastiões globais na arte da seleção musical como Bonobo, Jeff Mils e Amelie Lens, ao lado de lendas como Marcel Dettmann, Paula Temple, Roman Flügel, Ryan Elliott, Spencer Parker, Fort Romeau, Carlos Valdes e, pela primeira fez, Richie Hawtin. Performances live, outra parte essencial do conceito do festival verão, Âme, KiNK e Recondite apresentarem sua única mesclagem musical no palco. Entre os talentos locais e regionais foram convidados Julianna (da Colombia), Valesuchi e Andrea Paz (do Chile), além dos brasileiros Eli Iwasa, Amanda Mussi, Frontinn, e Gop Tun DJs.

A festa será numa locação inédita para esse tipo de evento, o Mart Center, na Vila Guilherme.

DGTL SAO São Paulo 2019
Sábado, 4 de Maio, a partir das 16h até as 14h de domingo
Mart Center – Vila Guilherme
Ingressos: a partir de R$ 130
Line Up:
Âme [live]
Amelie Lens
Amanda Mussi
Andrea Paz
Bonobo [dj]
Carlos Valdes
Fort Romeau
Frontinn
Gop Tun DJs
Jeff Mills
Julianna
KiNK [live]
Marcel Dettmann
Paula Temple
Recondite [live]
Richie Hawtin
Roman Flügel
Ryan Elliott b2b Spencer Parker
Valesuchi b2b Eli Iwasa

ENQUANTO ISSO NA LAPA… NEW FACES ON THE BLOCK

Se tem uma coisa que não para – e ninguém vai parar nunca – em São Paulo é a geração de novos talentos da música eletrônica. Com o radar sintonizado nesta frequência nasceu a festa New Faces on The Block, criada para juntar novos nomes da cena eletrônica (DJs, VJs, performers) num evento diurno e gratuito.

A festa nasceu da minha vontade e da minha sócia Lalai Persson de ouvir música nova, pesquisar tendências das pistas de dança e descobrir novos nomes para ocupar os decks de DJS. A primeira edição da NFOTB acontece neste sábado (4 de maio), na Lapa, com um line-up lindo, reunindo na cabine Pedro Passoni aka Melon Blush, a DJ Due e o DJ e produtor Benjamim Sallum, talento já consolidado da novíssima geração de DJs de São Paulo. Os três artistas foram escolhidos a dedo pois representam, cada um com sua timbragem particular, diferentes e novas propostas do cenário eletrônico atual brasileiro.

O LINE-UP

Pedro Passoni aka Melon Blush vive e respira música tanto em seu projeto, que passa por influências progressivas de trance, techno e acid, até seu dia a dia, na agência de DJs onde trabalha, a Entourage. Na produção, Melon Blush cria histórias que transitam entre atmosferas curiosas e momentos de grande impacto.

Benjamim Sallum, 19, é um dos DJs da New Faces on The Block

A DJ Due, nome artístico de Patrícia Vasconcelos, tem sua identidade musical ligada principalmente à house music. Sua pesquisa tem influências dos anos 80, passando pelos clássicos de Chicago, disco music e até jazz. Due já se apresentou em festas como Caldo e Mamba Negra, além do festival SP na Rua, e promete levar um caminhão de groove à pista da New Faces. Ouça a DJ Due no Soundcloud.

O terceiro elemento do line-up musical é também o mais conhecido dos três. Aos 19 anos, Benjamim Sallum é um prodígio nato. Tocou pela primeira vez aos 11, numa Voodoohop na Cachoeira. Filho de uma conhecida promoter de festas em São Paulo, Benja criou seu primeiro live act aos 15 anos, quando passou a se apresentar na noite. Guiado por "tutores" como Pedro Zopelar, L_cio, Paulo Tessuto e Cashu, Benja também tomou gosto pela discotecagem e em pouco tempo passou a chamar a atenção, fazendo um som que passeia do techno ao acid, chegando até a disco music.

Valentina Luz é a performer escalada para a festa

Além desse trio de primeira no som, ainda tem a performer, modelo e DJ Valentina Luz dando aquela animada no público. Integrante da coletividade.NÁMÍBIÀ, Valentina é uma garota trans que veio do interior do Paraná para seguir a carreira de modelo. Fã de raves desde que era adolescente em sua terra natal, em São Paulo se descobriu DJ e hoje segue firme como multiartista.

Para comandar a iluminação e as projeções foram escaladas a videoartista Elka Andrello e a dupla ADA, formada pelo artista Caio Fazolin e pela socióloga e produtora Tatiane Gonzalez. Elka Andrello já é reconhecida por criar videocenografias e instalações utilizando técnicas de videomapping e live VJing . Suas projeções são uma experiência imersiva onde forma (cenário) e movimento (imagens mapeadas) transforma a performance audiovisual numa experiência holística. A dupla ADA gosta de investigar as relações entre arte, tecnologia e cultura, por meio de intervenções urbanas como esculturas de luz, videomapping e performances audiovisuais.

New Faces on The Block edição 1

Sábado, 4 de maio, a partir das 16h
Viela Ema Angelo Murari, Lapa
Grátis
Line-up: Melon Blush, DJ Due, Benjamim Sallum
Visuais: ADA e Elka Andrello
Performance: Valentina Luz
Apoio: Smirnoff Tônica

Sobre a autora

Claudia Assef é uma das mais respeitadas especialistas em música do país. É publisher do site “Music Non Stop” e ao lado de Monique Dardenne fundou o “Women's Music Event”, plataforma de conteúdo e eventos que visa aumentar o protagonismo da mulher na indústria da música.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre descobertas musicais, novidades, velharias revisitadas, tendências e o que está rolando na música urbana contemporânea, seja na noite ou nas plataformas de streaming mais próximas de você.

Blog Claudia Assef