Topo

Histórico

Categorias

Claudia Assef

Lista das Minas elege melhores discos de 2018, quais foram os seus?

Claudia Assef

18/01/2019 17h19

Algumas atitudes viciadas que tomamos precisam ser quebradas com um susto. Tipo aquela hora que a pessoa entra em surto e precisa levar um tapa na cara, sabe? Não apoio violência de forma nenhuma e usei a imagem da bofetada como figura de linguagem pra chegar numa questão que, talvez não vá mudar a sua vida, mas ano a ano se repete no universo da música: listas de melhores discos do ano com maioria esmagadora de artistas homens!

É simples. Se as listas são compiladas por uma maioria de homens, a tendência é que o resultado saia bem tendencioso para artistas do mesmo gênero. Não é muito diferente do que vemos em line-ups de festivais, por exemplo, ou na parte técnica de eventos de música. Homem contrata homem, esse é o círculo vicioso, que só vai mudar se rolarem uns bons tapas na cara (e, de novo, tô falando de forma figurada, tá?!).

Pois bem, no quesito listas, eis que no final de dezembro nasceu a Lista das Minas, ideia da produtora cultural Amanda Souza e da assessora de impresa Piky Candeias, veteranas do mercado musical que resolveram dar uma resposta elegante às listas que teimam em fingir que mulher não lança disco bom, ótimo, então nem pensar.

"A ideia surgiu por impulso numa conversa de Facebook. Pensamos numa lista de Melhores Discos do Ano diferente das listas dos veículos de imprensa, nas quais os votos são basicamente dos críticos de música. Pensamos numa lista na qual mais mulheres pudessem opinar, incluindo produtoras, assessoras, musicistas, empresárias, divulgadoras e manas que trabalham nos bastidores, além das jornalistas, formando um grupo mais abrangente de profissionais da área", dizem as criadoras no texto final, já com o resultado, publicado no Medium.

No total, 95 mulheres votaram nos melhores 5 álbuns brasileiros do ano. Com esse corpo de juradas, o resultado ficou bem diferente do que o que vimos por aí, ou seja, muito mais mulheres surgiram, inclusive nas posições de destaque.

VEJA OS 50 MELHORES DISCOS DA LISTA DAS MINAS 2018

A partir dessa compilação, elas resolveram abrir um Instagram, onde postam informações sobre esses e outros discos brasileiros. A ideia é ser um espaço no qual qualquer mulher possa publicar posts, vídeos, dicas e conteúdo sobre música em geral.

Fui uma das convidadas a votar nesta lista e abro abaixo os meus cinco discos indicados.

1. AZUL MODERNO -LUIZA LIAN 

Um disco com inspiração nos anos 70, sobre o qual já escrevi aqui, uma lindeza que mescla instrumentos orgânicos e eletrônicos, puxada no molho melancólico da voz de Luiza. Lindo. Ouça aqui.

2. TAURINA – ANELIS ASSUMPÇÃO

Ela é filha de Itamar e, pelo menos pra mim, neste disco a presença do pai é mais forte do que nunca. Letras lindas, melodias que emolduram a voz aveludada de Anelis como se fosse um cartão postal para sonhos de verão. Ouça aqui.

3. ALICE – ALICE CAYMMI

Acho Alice um dos maiores talentos da música brasileira, alguém que vai facilmente de uma parceria pop com Pabllo Vittar à música erudita, não é brincadeira, não, mas ela faz parecer que é. Que voz! E quanto sentimento está contido neste discão. Ouça aqui.

4. CAVALA – MARIA BERALDO 

Multiinstrumentista, aliás premiada como tal no WME Awards 2018, Maria Beraldo surgiu como este disco lindo e passional em 2018. Foi uma surpresa maravilhosa num ano em que sofremos tanto com política nesta Brasil. Ouça aqui e se surpreenda também.

5. SINTO MUITO – DUDA BEAT 

Ela veio de Recife e hoje vive no Rio de Janeiro. Foi conquistando fãs fiéis com seu pop sofrência, que tem um pé no eletrônico e outro nas love songs. Duda fez um disco maduro, cheio de letras sobre amor, com produção moderna e aquela quê de novidade que só Recife sabe nos soprar. Uma delícia de cabo a rabo, mas confesso que virei fã depois de ver o clipe de Bixinho. Ouça o álbum aqui.

E aí, quais foram os seus discos brasileiros preferidos de 2018?

Pra ajudar a te lembrar, que tal ouvir a playlist que a Lista das Minas criou com os 50 melhores discos do ano votados pelas mulheres?

LISTA DAS MINAS 2018

 

 

Sobre a autora

Claudia Assef é uma das mais respeitadas especialistas em música do país. É publisher do site “Music Non Stop” e ao lado de Monique Dardenne fundou o “Women's Music Event”, plataforma de conteúdo e eventos que visa aumentar o protagonismo da mulher na indústria da música.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre descobertas musicais, novidades, velharias revisitadas, tendências e o que está rolando na música urbana contemporânea, seja na noite ou nas plataformas de streaming mais próximas de você.

Blog Claudia Assef