Björk e Beyoncé são tema de cursos em São Paulo
Basta estar vivo para ser impactado pela música pop e seus desdobramentos. Muito além de transitar no nosso dia a dia, ícones dessa cultura são objetos de estudo em universidades e cursos fora do Brasil há algum tempo. Por aqui ainda não são tão comuns. Sobretudo quando se tem a oportunidade de "estudar", na mesma semana, fenômenos como Björk e Beyoncé, duas gigantescas forças femininas do pop que, de certa forma, escolheram caminhos opostos, mas se encontraram na estratosfera das super-estrelas.
Elas são tema de dois cursos que acontecem nas próximas semanas em São Paulo. Björk: Paradigmas do pós-humanismo.exe, ministrado pelo filósofo Alisson Prando, o curso explora tópicos relacionados à indústria cultural, à tecnocultura e à desterritorialização dos corpos em uma jornada tão pulsante quanto uma música de Björk, segundo o release.
Em quatro décadas de carreira, a islandesa desafiou o status quo musical ao se posicionar como uma artista transmídia que sempre denunciou a estrutura masculinista da indústria. Fascinada com o uso da tecnologia, Björk é aclamada pela crítica especializada por combinar diversos gêneros musicais, como música eletrônica, jazz, trip hop, folk e ethereal wave, mantendo-se eternamente inclassificável.
O curso é dividido em quatro encontros (Aula 1 | A construção do ícone pop, Aula 2 | Música e tecnocultura, Aula 3 | Remixando Nietzsche: a contrassexualidade em Björk e Aula 4 | Constelações experimentais: artistas pós-Björk), com início no dia 11 de julho, no Museu da Imagem e do Som. O valor total do investimento é R$ 120 e ainda há vagas disponíveis aqui. Um esquenta perfeito para a exposição sobre a vida e a obra da islandesa, que entra em cartaz no MIS ainda neste mês de junho (18).
POLITIZANDO BEYONCÉ
A cantora mais pop do universo, Beyoncé também é objeto de um curso em São Paulo. Gratuito, Politizando Beyoncé acontece no sábado (15), no Sesc Pompéia, e nasceu de um projeto criado pelo filósofo e pesquisador Alisson Prando, o mesmo do curso da Björk, com a finalidade de pensar filosofia feminista e estudos de mídia. Nesta edição ele está acompanhado da educadora social Mayra Ribeiro e do professor de história da África e do Brasil Allan da Rosa.
Beyoncé já vem sendo objeto de estudo em universidades ao redor do mundo, inclusive em Harvard. Partindo do pressuposto de que a cultura pop funciona como espelho social e político do mundo contemporâneo, "Politizando Beyoncé: raça, gênero e sexualidade" analisa a estética da artista, trazendo para reflexão tópicos relacionados à indústria cultural, à dinâmica do espetáculo e ao entretenimento, conectando-os com as clivagens raciais, de gênero e de sexualidade.
Politizando Beyoncé: raça, gênero e sexualidade x Educação Plural
Sábado, 15 de junho, das 15h às 18h
Local: Oficinas de Criatividade
Classificação indicativa: Livre
Atividade Gratuita | Retirada de senha com 1 hora de antecedência na Loja Sesc
Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93, São Paulo
Tel. 11 38717700
Björk: Paradigmas do pós-humanismo.exe
11, 16, 18 e 23 de julho, das 19h às 22h
Auditório LABMIS
Av. Europa, 158, Jd. Europa
R$ 120
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.