Topo

Histórico

Categorias

Claudia Assef

VJ art: SP vai virar uma tela a céu aberto a partir deste fim de semana

Claudia Assef

16/08/2018 21h04

Imagina que legal se o Monumento Às Bandeiras, aquele que todo mundo chama de Empurra-Empurra, virasse uma animação digital e, de repente, aqueles índios, negros e brancos talhados em granito por Victor Brecheret, ganhassem vida.

Isso vai rolar graças à técnica de videomapping aplicada a um dos monumentos que integrarão o Festival de Luzes de São Paulo. A transformação do Empurra-Empurra terá sessões nesta sexta (17), sábado (18) e domingo (19), entre 19h e meia-noite, ali em frente ao Parque do Ibirapuera. Lá, o coletivo Visualfarm pretende transformar o monumento estático em uma metáfora viva para o futuro do país, onde não apenas as minorias peguem no pesado. Usando a mesma técnica utilizada para "mover" a estátua do Cristo Redentor há oito anos, a ideia é "atualizar a polêmica narrativa dos Bandeirantes para a realidade do século 21", diz o VJ Alexis, curador do festival.

Intervenção do VJ Suave que integra o time de artistas do Festival de Luzes de São Paulo

O festival traz outros coletivos, além do Visualfarm, atuando em espaços públicos de São Paulo nos próximos finais de semana (dá uma olhada lá embaixo pra olhar a agenda das apresentações). Com essa realização, a cidade entra para o restrito rol das grandes metrópoles globais que realizam essa modalidade de evento, como é o caso de Londres, Berlim e Sidnei.

No fim de semana seguinte – 24, 25 e 26 de agosto – será a vez dos artistas VJ Suave, Leandro Vigas e Roberta Carvalho realizarem instalações na Praça Victor Civita, em Pinheiros. O Festival de Luzes de São Paulo termina nos dias 1 e 2 de setembro em plena avenida Paulista, onde os artistas João Pirolla e Elka Andrello farão uma videoinstalação projetada na fachada do Shopping Center 3, na esquina com a rua Augusta.

Festival Luzes de São Paulo

– Monumento às Bandeiras, Parque do Ibirapuera, espetáculo criado pela equipe da Visualfarm a ser apresentado nos dias 17, 18 e 19/8, das 19 às 24h

– Parque Victor Civita, Pinheiros, instalações criadas pelos artistas VJ Suave, Leandro Vigas e Roberta Carvalho nos dias 25, 25 e 26/8, das 19 às 23h

– Shopping Center 3, avenida Paulista, 2064, esquina com Rua Augusta, vídeo-instalação criada pelos artistas João Pirolla e Elka Andrello nos dias 1 e 2 de setembro, das 19h às 24h

DE VOLTA AOS 90 COM CRYSTAL WATERS

Não sei você, mas nos anos 90 eu pirava com Crystal Waters. Era a diva descolada que juntava o pop americano com house music ultradançante. São dela hits como Gypsy Woman (She's Homeless) e 100% Pure Love. Se você era clubber nos anos 90, deve ter ouvido até rachar. Se não era, com certeza conhecia a música do larali-larurau que falava sobre uma cigana de rua.

Crystal Waters – Gypsy Woman 

Num papo rápido por email, ela diz que está bem feliz em voltar ao Brasil, onde gosta de falar com as pessoas e comer comidas de rua. Perguntei sobre sua formação no jazz, e ela mandou esta bela dica para quem acha que fazer dance music é moleza: "não sei como as pessoas acham que é fácil fazer uma faixa de dance music. Gipsy Woman, por exemplo, é uma música cheia de influências de jazz no meu jeito de cantar. É preciso estudar estrutura musical, nem é algo tão difícil, mas também não dá pra sair fazendo música sem saber o que se está fazendo".

Ela traz a São Paulo a festa/show Dance Attack, onde mostra o poder de sua voz acompanhada por dançarinos, no Anhembi, nesta sexta (17), com outros nomes super icônicos da dance music dos anos 90 no Brasil, Mau Mau e Mauro Borges.

Um festão você tirar aquela montação flúor com direto a boás e salto plataforma do armário.

Dance Attack com Crystal Waters live
Sexta, 17/8, a partir das 22h
Hall Nobre 02, Palácio Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana)
Ingressos: R$ 60 a R$ 230

Sobre a autora

Claudia Assef é uma das mais respeitadas especialistas em música do país. É publisher do site “Music Non Stop” e ao lado de Monique Dardenne fundou o “Women's Music Event”, plataforma de conteúdo e eventos que visa aumentar o protagonismo da mulher na indústria da música.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre descobertas musicais, novidades, velharias revisitadas, tendências e o que está rolando na música urbana contemporânea, seja na noite ou nas plataformas de streaming mais próximas de você.

Blog Claudia Assef