Topo

Histórico

Categorias

Claudia Assef

Dia da Música Eletrônica em São Paulo ganha semana de celebração bombástica

Claudia Assef

14/09/2018 17h26

O texto que você vai ler a seguir foi enviado há cerca de um mês para cerca de 40 DJs e/ou produtorxs de música eletrônica de São Paulo. Trata-se de um convite para participarem da celebração do Dia Municipal da Música Eletrônica de São Paulo, uma data que existe no calendário da cidade desde 2005, criada pela vereadora Soninha Francine, mas que nunca havia saído do papel. Até este ano.

Leia na íntegra abaixo.

Se você está recebendo este e-mail é porque está no meu dream team para participar da semana em comemoração ao Dia Municipal da Música Eletrônica de SP, que se realizará entre os dias 23 e 30 de setembro. Como está tudo sendo feito a toque de caixa e bastante na raça, gostaria de pedir um minuto da sua atenção para que eu exponha alguns detalhes sobre este evento.

Ano passado fiz uma festa (da qual muitos de vocês participaram) para lançar uma nova edição do meu livro TODO DJ Já SAMBOU. Foi tudo lindo, numa praça, cheio de gente legal a fim de dançar. Durante a tarde, a vereadora Soninha esteve por lá e ficou bem interessada em reproduzir aquela festa num evento em comemoração ao Dia Municipal da Música Eletrônica, data que foi oficializada no calendário da cidade graças a um esforço dela própria em 2005, mas  que nunca de fato saiu do papel. Ela me chamou de canto e perguntou detalhes sobre a produção, enfim, se mostrou bem encantada com aquele formato de juntar tribos para celebrar a música eletrônica.

No início deste ano, fui procurada pela New Maris (que muitos de vcs conhecem, clubber de longa data), assessora de seu gabinete, para desenvolver um projeto conforme a Soninha já havia mencionado: uma grande celebração em torno do Dia Municipal da Música Eletrônica. Elas me pediram algo que fosse parecido com o evento que fiz pro Todo DJ, e eu pensei que bem mais legal do que uma festa seria criar um calendário de eventos que deixasse um legado além de uma festa – que é muito legal e tal mas também é importante aprofundarmos nessa cultura, debater, aprender, enfim.

Foram várias idas e vindas desde janeiro deste ano e finalmente uma emenda parlamentar no valor de 100 k foi aprovada para a realização dos eventos conforme foram pensados por mim e pela Lalai Persson, minha sócia numa nova empresa, a Marfa, a quem eu convidei para abrir ainda mais o leque da curadoria. Assim criamos 5 eventos pensados com o intuito de gerar um buzz muito forte e enaltecer a importância e relevância de uma cultura importantíssima nesta cidade, mas que até ontem era tratada (e de certa forma ainda é) como coisa de gente drogada e/ou desocupada.

Assim nasceram os seguintes eventos: Domingo Delas (r. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto), Exposição de Fotos 30 Anos de Música Eletrônica em SP (Tendal da Lapa), Você É o Que Faz à Noite? (debates e workshops), Mostra de Filmes Eletrônica Br e SP Na Pista, um festão com line-up eclético no Largo da Batata.

Mais adiante no e-mail compartilhei com todo mundo a planilha de custos do evento para, então, pedir a todos que topassem ser parceiros – pois o cachê oferecido seria bem abaixo do que eles costumam ganhar no mercado. Fiquei saltitante ao receber quase 100% de respostas positivas, salvo um ou outro artista que não tinha a data livre.

Também na raça, foi agregada a equipe de produção, da super competente Lets Frungillo, que é responsável por eventos como Dekmantel e WME e os brilhantes designers do estúdio O Colletivo, que criaram a identidade e todas as artes do evento.

Estamos nesse momento finalizando os trâmites burocráticos, mas é com um prazer IMENSO (e um sentimento de responsabilidade idem) que eu convido a todxs paulistanxs, nativos ou de coração, a celebrarem a diversidade, a tolerância e, principalmente, a música nos cinco eventos do Dia da Música Eletrônica de São Paulo. Claro que tem mil emoções ainda pela frente, mas quis contar logo pro mundo pra que vocês já botem nas suas agendas e preparem os looks.

Precisa dizer que é tudo gratuito?! Precisa, vai, bem alto! É TUDO GRÁTIS!

Marfa & Lets Produções on fire

Meu coração transborda de agradecimentos aos artistas todos que toparam abraçar essa causa (vocês verão todos os nomes nos line-ups logo abaixo), à vereadora Soninha (e a todxs do seu gabinete, especialmente à minha parça Newmaris), a todxs da Secretaria de Cultura (Vander vai ganhar um coraçãozinho extra), às wonder girls Gabi Moraes, Karol Pelissioni, Julia Cury e Letícia Frungillo, aos incríveis designers do estúdio O Colletivo, à Lia Braga e todos os amigos d'O Happening e Truckvan, à Lema, nossa assessoria de imprensa linda (Leandro, you rock!), à Chili Beans (por ajudar a fechar a conta), à Gol (por trazer o Anderson Noise lá de BH), ao Kiko do Banheiro VIP, à escola DJ Ban (parceiros sempre!) e a outros parceiros que estão pra confirmar presença, nosso muito obrigada. E, especialmente, à minha nova sócia Lalai Persson, que confiou em mim cegamente nessa parada – sou cada dia mais sua fã.

Nosso pôster, como não poderia deixar de ser, presta uma necessária homenagem ao DJ Mauro Borges, em parte responsável por muito do que aconteceu na música eletrônica em São Paulo nos últimos 30 anos. Eu o queria no line-up, mas não deu tempo 🙁

Chega de papo, conheça os eventos, marque na agenda, compartilhe com os amigos! Todxs pela música eletrônica!

DOMINGO DELAS
DENTRO DO HAPPENING
DOMINGO, 23/09, DAS 12h ÀS 20h
RUA DR. VIRGÍLIO DE CARVALHO PINTO 47

SONIA ABREU/// 12h
LEDAH MARTINS/// 13h
MIRIA ALVES/// 14h
MARI ROSSI/// 15h
ILU OBÁ DE MIM/// 16h
MARI MATS/// 17h
CINARA MARTINS/// 18h
BADSISTA/// 19h


ABERTURA EXPOSIÇÃO DE FOTOS 30 ANOS DE ELETRÔNICA EM SP
SEGUNDA, 24 DE SETEMBRO, DAS 18H ÀS 22H
TENDAL DA LAPA

ANDY/// 18h
JULIÃO/// 18h45
MAGAL & GLAUCIA ++/// 19h30
DJ MAU MAU/// 20h15
CASHU/// 21h

FOTOS DE

FÁBIO MERGULHÃO///
ARIEL MARTINI///
RENATA CHEBEL///
LEANDRO GODÓI///
ANDRÉ LIGEIRO///
FELIPE GABRIEL///
Entre outros a confirmar

DEBATES E WORKSHOPS
VOCÊ É O QUE FAZ À NOITE?
SEXTA, 28/09, DAS 16h ÀS 22h
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

16h – WORKSHOP///
A HISTÓRIA DO DJ NO BRASIL (RESUMÃO PARA O VESTIBULAR)
COM CLAUDIA ASSEF///

17h – WORKSHOP///
COMO NASCE UM REMIX – POR DENTRO DAS BATIDAS DE CONSTRUÇÃO
COM L_CIO///

18h – DEBATE///
REDUÇÃO DE DANOS///

COM

DARTIU XAVIER///
GABRIEL PEDROZA///
XAMPY///
MEDIAÇÃO SONINHA FRANCINE///

19h – DEBATE
MULHERES NA MÚSICA ELETRÔNICA///

LUÍSA PUTERMAN ///
ÉRICA ALVES ///
TATI PIMONT ///

MEDIAÇÃO MONIQUE DARDENNE ///

20h – DEBATE///
COMO ANDAM AS FESTAS DE RUA DE SP///

AKIN (METANOL) ///
AUGOSTO OLIVANI (SELVAGEM) ///
EUVIRA (COLETIVIDADE NÁMÍBÌA) ///
SUZANA HADDAD (VAMPIRE HAUSS) ///

MEDIAÇÃO CHICÃO CORNEJO ///

MOSTRA DE FILMES ELETRÔNICA BR
SÁBADO, 29/09, DAS 14H ÀS 22H
CINE OLIDO

10 ANOS de MÚSICA ELETRÔNICA NO BRASIL (Ruth Slinger)///
MADAME SATÃ O IMPORTANTE É SER EU E NÃO O OUTRO (Daniel Mori, Gabriela Prosdocimi, Nivia de Souza e Raphael Calles)///
OPERAÇÃO CAVALO DE TRÓIA (Tiago Vilasboas, Laura Taffarel e Axel Weisz)///
ORQUESTRA INVISÍVEL E OUTROS DJS PIONEIROS DO BRASIL (Keke Toledo e Rica Mentex)///
SAO PAULO IN HI FI (Lufe Steffen)///
XAMPY (Daniel Wierman e Paulo Menezes)///
CORPO DE BAILE (Daniel Wierman)///
EU, O VINIL E O RESTO DO MUNDO (Karina Ades e Lila Rodrigues)///
FYA – DOCUMENTÁRIO SOBRE O DANCEHALL DE QUEBRADA DE SP (Guilherme Nasser)///
O QUE É NOSSO: RECLAIMING THE JUNGLE (Murilo Yamanaka)///

*** horários serão divulgados em breve

SÃO PAULO NA PISTA
DOMINGO, 30/09
DAS 11h ÀS 21h30
LARGO DA BATATA

OSVALDO PEREIRA 11h ///
KLEBER BARRY 11h45 ///
ANA FLÁVIA & PAULA CHALUP 12h30 ///
GUI SCOTT (GOP TUN) 13h15 ///
TREPANADO (SELVAGEM) 14h ///
PHILLIPI (FATNOTRONIC) 14h45 ///
PARETO 15h15 ///
EDU CORELLI 16h ///
RENATO COHEN & NOISE & MAU MAU 17h ///
AMANDA MUSSI & ANDREA GRAM 17h45 ///
MARI HERZER 18h30 ///
CASAL BELALUGOSI 19h15 ///
L_CIO 20h ///
TESSUTO 20h45///

VJ ELKA ANDRELLO ///
PERFORMERS coletividade.námíbià ///

Tá bonito ou não tá?

Sobre a autora

Claudia Assef é uma das mais respeitadas especialistas em música do país. É publisher do site “Music Non Stop” e ao lado de Monique Dardenne fundou o “Women's Music Event”, plataforma de conteúdo e eventos que visa aumentar o protagonismo da mulher na indústria da música.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre descobertas musicais, novidades, velharias revisitadas, tendências e o que está rolando na música urbana contemporânea, seja na noite ou nas plataformas de streaming mais próximas de você.

Blog Claudia Assef