Topo

Histórico

Categorias

Claudia Assef

Podcasts são a nova mina de ouro (de novo) da música, conheça alguns legais

Claudia Assef

29/08/2018 01h45

A internet é esta parada cíclica que imita a vida, você sabe. Sites, aplicativos, modismos da web, tudo tem seu prazo de validade. E enquanto você pensa o quanto o seu Facebook desbombou, certamente já notou que os podcasts estão na moda de novo, assim como as newsletters – eu mesma sou uma ávida leitora de um monte delas.

Pra quem gosta de música, encontrar um podcast incrível é tipo achar aquele queijo que você adora (mas acha caro) na gôndola dos produtos próximos do vencimento por uma merreca. Só que melhor até, porque o podcast traz uma enxurrada de informações e músicas que você nem sonhava em conhecer, tudo de graça.

O termo apareceu em 2004 e logo em seguida os podcasts (junção de pod, de iPod, e cast, de broadcast, ou transmissão) viraram uma febre. Nunca deixaram de existir, mas é verdade que de uns anos pra cá o interesse das pessoas por esses programas de rádio que você pode ouvir a hora que quiser cresceu significativamente  – e não sou eu que tô dizendo isso, uma pesquisa da Nielsen Company diz que de 2016 para 2017 o número de pessoas que se consideram viciadas em podcasts passou de 13 para 16 milhões nos EUA.

Outra coisa legal dos podcasts é que você pode acompanhar como se fosse uma série. Talvez esteja aí um dos motivos do sucesso (de novo) do formato. E tem podcasts sobre tudo, absolutamente tudo! Só que aqui, lógico, vou dividir alguns dos podcasts de música mais legais que eu conheço.

 

  1. The John Peel Lecture – Se você curte música e não conhece o trabalho do genial John Peel, bom, sempre é tempo. Ele foi um dos maiores garimpeiros de música do Reino Unido e atuou como DJ, radialista, crítico musical e jornalista até sua morte em 2004. Seu legado segue firme neste podcast que atualmente é comandado por nomões da música.
  2. Iggy Pop – A pessoa não vira um mito da música à toa, não é? Iggy Pop, do alto de seus 71 anos, continua sendo um fã curioso de música estranha e são esses conhecimentos e descobertas que ele divide em seu show, Iggy Confidential. Além das músicas, é impossível não se apaixonar por seu humor.
  3. XLR8R – Uma das revistas de música que melhor fizeram a transição do papel para o online, a XLR8R tem uma lista de podcasts que é de chorar. São mais de 500 episódios, com figurões que vão de Magda a Derrick Carter.
  4. Bandcamp Weekly – Não conhecia até que minha amiga Monique Dardenne falou hoje deste podcast. Faz todo o sentido, porque se existe um lugar na internet que a música independente/alternativa pode chamar de lar é o Bandcamp. Vai na fé!
  5. The Fader Podcast – Revista boa é revista que conseguiu migrar para a internet e ficar mais legal ainda. A Fader é um caso à parte. Além desse podcast maravilhoso, tem uma das melhores newsletters da minha caixa de e-mail. Amo como eles escrevem com humor!
  6. Dekmantel Podcasts – Um dos festivais de música eletrônica que mais têm conquistado fama na Europa e também entre fãs de techno no Brasil, o Dekmantel faz um belo trabalho de curadoria em seus programas.

E aí, quais são os seus podcasts preferidos de música?

 

Sobre a autora

Claudia Assef é uma das mais respeitadas especialistas em música do país. É publisher do site “Music Non Stop” e ao lado de Monique Dardenne fundou o “Women's Music Event”, plataforma de conteúdo e eventos que visa aumentar o protagonismo da mulher na indústria da música.

Sobre o blog

Um espaço para falar sobre descobertas musicais, novidades, velharias revisitadas, tendências e o que está rolando na música urbana contemporânea, seja na noite ou nas plataformas de streaming mais próximas de você.

Blog Claudia Assef